Atualmente, além de representar diferentes ideologias, a Mão de Hamsá é usada por pessoas que desejam ter uma proteção contra o mau-olhado e as energias negativas. É um símbolo conhecido por muitos nomes, mas todos representam o mesmo amuleto: uma mão com dedos simétricos, com um olho e outros elementos na sua palma.
De origem islâmica, significa “cinco” na tradução literal para a língua portuguesa, em referência aos cinco dedos da mão humana. É também chamado de Mão de Fátima ou Chamsa, passando por diferentes religiões, culturas e tornando-se hoje uma referência para o universo da moda ao redor do mundo.
No Brasil, país conhecido pela sua enorme diversidade de crenças e estilos, é bastante comum encontrar este símbolo em diversos vestuários, joias, acessórios e até mesmo tatuagens.
Qual é a origem da Mão de Hamsá?
Segundo a sua origem, este símbolo representa os cinco pilares do islamismo: fé, oração, caridade, jejum e peregrinação, estando também presente em outras doutrinas, como judaísmo e budismo. Também chamado de Mão de Fátima, nome de uma filha do profeta Maomé, a Mão de Hamsá pode ser encontrada em diferentes versões e modelos (variando de acordo com cada tradição).
Muitas pessoas acreditam que este amuleto pode atuar também como um poderoso escudo contra acidentes, inveja e outros tipos de influências negativas, sendo popularmente usado sobre o pescoço, em cima de portas ou dentro do próprio carro, por exemplo. Além de oferecer proteção, este símbolo pode trazer felicidade, fortuna, sorte e até mesmo fertilidade, independentemente das crenças de cada religião.
Quais são as principais variações da Mão de Hamsá?
- Mão de Hamsá com o símbolo da Estrela de Davi;
- Mão de Hamsá com desenhos de pássaros ou peixes;
- Mão de Hamsá com palavras escritas em hebraico.
O seu significado pode variar também conforme alguns detalhes: Caso os seus dedos estejam bem juntos, a sua finalidade será a de atrair boa sorte. Já se forem vistos separados, quer dizer que o amuleto tem como finalidade afastar as energias ruins.
Quais são as joias que possuem este símbolo e como usá-las?
Além de estar presente em objetos de decoração, tatuagens e vestuários, a Mão de Hamsá pode ser facilmente encontrada em diversos tipos de joias, mostrando como a moda incorporou de vez este amuleto de proteção como uma forte tendência que atrai cada vez mais um número significativo de diferentes perfis de clientes.
- Pingentes para colares e pulseiras:
Atualmente, os pingentes para colares com a Mão de Hamsá são acessórios muito utilizados. Por estar posicionado na região do pescoço, as pessoas acreditam que o amuleto pode agir com mais intensidade, protegendo-as contra energias as negativas e mau-olhado. Já nos braços, estes pingentes tornam qualquer pulseira incrível (possibilitando a combinação com outros símbolos e ainda acrescentando toques pessoais ao visual).
- Anéis:
Os anéis de Hamsá são também muito procurados em lojas e por revendedores. Apesar de ser um símbolo místico, este amuleto já conquistou a atenção dos mais diversos tipos de perfis de pessoas.
- Brincos:
A Mão de Hamsá também pode estar presente em diversas orelhas por aí. Além do seu tradicional formato, os brincos oferecem inúmeras possibilidades de personalização, tais como: pedrarias, penas, strass etc.
Para a utilização de joias com a Mão de Hamsá, na maioria dos casos, o mais indicado é recorrer às versões feitas em Ouro Amarelo, Ouro Branco ou Prata.
Agora que você já conhece a sua origem e sobre a sua variada possibilidade de uso como um acessório de proteção e de moda, aproveite para conhecer alguns modelos disponíveis no site da Dudeli Joias. Vale a pena conferir!